Fale com a gente: 27 3225-6846 Endereço: Av. N. Sra. da Penha, 570 • Sala 1.110 • Praia do Canto • Vitória/ES

Dúvidas Frequentes

O Endodontista é o dentista especialista em tratamento de canal. É o profissional que se dedica exclusivamente ao diagnóstico e tratamento das doenças da polpa dentária e dos tecidos periapicais (ao redor da raiz do dente).

O tratamento endodôntico, popularmente conhecido como "tratamento de canal", consiste na remoção do tecido pulpar (nervo) que se encontra no interior dos dentes, quando este está inflamado ou infectado. Após a remoção, é feita a limpeza, desinfecção e selamento dos canais radiculares.

O tratamento endodôntico é necessário quando a polpa dentária (nervo) está inflamada ou infectada devido a cáries profundas, traumas, fraturas ou outros fatores. Sem o tratamento, a infecção pode se espalhar e causar dor intensa, abscesso e até mesmo a perda do dente.

Com as técnicas modernas e anestesia adequada, o tratamento endodôntico não deve causar dor durante o procedimento. Pode haver um leve desconforto pós-operatório, que é controlado com medicação prescrita pelo dentista.

É normal sentir um leve desconforto nos primeiros dias após o tratamento. Este desconforto é temporário e pode ser controlado com analgésicos prescritos pelo dentista. Se a dor persistir ou for muito intensa, é importante entrar em contato com o profissional.

O número de sessões varia de acordo com a complexidade do caso. Casos simples podem ser resolvidos em uma única sessão, enquanto casos mais complexos podem necessitar de 2 a 3 sessões. O endodontista avaliará cada caso individualmente.

Sim, o dente pode ficar mais frágil após o tratamento endodôntico. Por isso, é importante fazer a restauração definitiva o mais rápido possível e, em muitos casos, pode ser necessária a colocação de uma coroa para proteger o dente.

📺 Clique no vídeo para assistir

Aviso importante!

Após o término do tratamento endodôntico, o paciente terá que retornar o mais rápido possível para o seu dentista, pois pesquisas recentes demonstram que as bactérias da boca poderão contaminar o canal tratado se este não estiver restaurado de maneira adequada. Se a restauração definitiva não for realizada imediatamente, certamente o tratamento endodôntico terá que ser refeito no futuro, devido à reinfecção bacteriana. Atualmente, os Endodontistas já realizam os núcleos de preenchimento em resina e/ou cimentam os pinos de fibra na mesma sessão do tratamento endodôntico.

Cookies.

Ao navegar neste site, você aceita nossa utilização de Cookies. Política de Privacidade

Ok